Bas-bleu (“meias azuis”, em tradução livre): antiga expressão pejorativa para desdenhar de mulheres escritoras, que ousassem expressar suas ideias e contar suas histórias em um ambiente dominado pelos homens. Com a Coleção Meia-azul, voltada para narrativas de mulheres, a Ímã Editorial quer reconhecer e ampliar a voz dessas desbravadoras.

Tudo o que as mulheres fazem é sobreviver entre as fendas da máquina do mundo dos homens…
Já estou acostumada a ser alienígena.

MULHERES QUE OS HOMENS NÃO VEEM,  ALICE BRADLEY SHELDON

Tenham certeza que uma longa paciência e mágoas sofregamente guardadas, endureceram essa mulher de quem se diz: — Ela é feita de aço!
Ela é feita de mulher, simplesmente. E é o que basta.

A VAGABUNDA,  COLETTE

— É impossível. Em primeiro lugar, você é uma mulher e precisaria de um homem que a protegesse.
— Muito bem! Mande seu homem e eu vou começar no mesmo dia por outro jornal, e vou vencê-lo.

VOLTA AO MUNDO EM 72 DIAS
NELLIE BLY

Em tais meios, a luta jamais cessa: continua sempre, entre exploradores e exploradas. É a terrível, infindável, a eterna luta!

A LUTA,  CARMEN DOLORES

Se a primeira mulher que Deus fez foi forte o suficiente para virar sozinha o mundo de cabeça para baixo, as mulheres, juntas, são capazes de trazê-lo de volta e colocá-lo de pé novamente!

“E EU NÃO SOU UMA MULHER?”, A NARRATIVA DE  SOJOURNER TRUTH

Pela primeira vez ela sofreu e rebelou-se por não poder ignorar o fardo da raça. Já era suficiente, gritou em silêncio, sofrer como mulher, um indivíduo, por conta própria, sem ter de sofrer pela raça também.

PASSANDO-SE,  NELLA LARSEN

Não creio que todas as mulheres tenham passado pelas mesmas experiências que passei (espero que não, pelo bem delas), mas acredito que todas tenham tido alguns dos problemas que fui forçada a enfrentar.

THE STONE WALL,  MARY CASAL

Um jovem pode começar como moço de recados e trabalhar seu caminho até o topo. As garotas são tão espertas, e um bocado mais rápidas em aprender; então porque não podem fazer o mesmo?”

DEZ DIAS NO MANICÔMIO, 
NELLIE BLY

Era como se estivesse trancada, com centenas de sua raça, encerrada com aquele algo do caráter racial que sempre lhe fora inexplicável, alheio. Por que, ela exigia numa violenta revolta, deveria ser presa ao jugo desse desprezado povo Negro? 

PASSANDO-SE,  NELLA LARSEN